Fifa tomou decisão e informou: Grêmio não é campeão mundial?
A Fifa acabou tomando uma decisão controversa e informou se o Grêmio, no final das contas, é ou não um campeão mundial. No decorrer das décadas, as competições ao redor do mundo foram tendo mais e mais alterações até chegarem nos formatos que conhecemos nos dias de hoje. Em determinado momento, inclusive, até mesmo aquele que era considerado o maior título do globo foi sobreposto.
Antes do século XXI, os campeões continentais da Europa e da América do Sul disputavam, entre si, a Copa Intercontinental, considerada por muitos como um mundial de clubes. Mas foi somente em 2004 que a competição chancelada pela Fifa, com todas as confederações continentais, começou a existir, gerando uma certa situação sobre as duas taças.
Isso porque quem havia recebido a taça antes da data citada se considera campeão mundial, mas será que os títulos são iguais? A taça Intercontinental de 1983, vencida pelo Grêmio, acabou sendo considerada uma competição mundial posteriormente. Em reunião do Conselho da Fifa em 27 de outubro de 2017, na Índia, o então presidente Gianni Infantino confirmou isso.
“Entre 1960 e 2004, houve a Copa Intercontinental, organizada pelas duas confederações com a aprovação da Fifa, o que evoluiu, digamos assim, para a Copa do Mundo de Clubes que começou a ser disputada após 2004”, disse o responsável pela entidade máxima do futebol naquela época, deixando as coisas bem claras sobre o que é considerado com o torneio.
Grêmio tem mundial?
Sendo assim, o que ficou confirmado foi que a Copa Intercontinental, levantada pelo Grêmio nos anos 1980, na verdade, é uma competição de nível mundial. No entanto, elas não são equivalentes ao Mundial de Clubes, disputado após 2004. Isso porque a competição nova passou a ser organizada pela própria Fifa e passou a ter representantes dos demais continentes.